Mato Grosso, Ter�a-Feira, 14 de Maio de 2024     
Novo Portal
Unemat participa da campanha de combate ao tráfico de drogas em Cáceres
Unemat participa da campanha de combate ao tráfico de drogas em Cáceres
28/03/2007 14:21:11
por Coordenadoria de Comunicação Social
Governador em exercício e Reitor da Unemat participam do lançamento da Campanha
Governador em exercício e Reitor da Unemat participam do lançamento da Campanha

“Justiça em ação: contra tráfico internacional de drogas em Cáceres e região” é o nome da campanha realizada pela Justiça Federal que busca conscientizar e repreender esta atividade criminosa na região da fronteira. A campanha foi oficialmente lançada ontem à tarde (27.03) na visita do governo do Estado para inauguração de obras da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher e do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (CISC) no Município.

A iniciativa da Justiça Federal terá duas fases. A primeira etapa da campanha tem foco em educação e prevenção, com apoio da Universidade do Estado de Mato Grosso, instituição de ensino que atua nesta zona de fronteira Brasil/Bolívia. A Unemat contribui na produção e financiamento de material didático e informativo. São 12 mil folders e 2.400 cartazes com mensagens em Português e Espanhol para serem distribuídos e divulgados em pontos estratégicos da região, inicialmente, por um período de seis meses.

O Reitor da Unemat,Taisir Karim, afirmou que este é o papel da Universidade. “Educação para nós é ir muito além dos muros da faculdade. É estar próximo à população de nosso estado para responder às necessidades e demandas. É uma grande alegria poder contribuir com a experiência que a Instituição acumula nesta região” e lembrou que a Unemat já tem parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública para a formação de sargentos da Polícia Militar de Mato Grosso.

A imensa fronteira seca faz de Cáceres e cidades vizinhas rota importante de no tráfico internacional de drogas. De acordo com a Desembargadora, Assusete Dumont Reis Magalhães, “as populações que vivem à margem de empregos formais, sem formação e informação são facilmente aliciadas para trabalhar no transporte de drogas. Por isso se faz necessária uma presença mais forte do poder judiciário federal nesta área”. A iniciativa busca a conscientização, esclarecendo esses povos para as conseqüências do envolvimento com a atividade.

O governador de Mato Grosso em exercício, Silval Barbosa, afirmou que o combate às drogas é um grande desafio para esta geração de governantes. “O caminho passa pela ação conjunta dos diferentes poderes, federal, estadual, municipal, segmentos da sociedade civil organizada e Universidade. Esta administração vai investir nas ações”.

O deputado federal Pedro Henry afirmou que a Unemat tem um importante papel social na região e o seu fortalecimento traz benefícios para o Estado, pois é uma demanda da população. Para este ano, há previsão de novos investimentos. “Estamos negociando novo convênio para a construção de mais quatro laboratórios em Cáceres e asfaltamento da região no entorno da nova cidade universitária”.

Os trabalhos da solenidade foram conduzidos pela Desembargadora, Assusete Magalhães. O Juiz Federal autor da idéia, Paulo Cézar Alves Sodré, apresentou a campanha. Estiveram presentes, o Desembargador Federal do Tribunal João Batista Gomes Moreira, o Diretor do Foro da Seção Judiciária de Mato Grosso, Jeferson Scheneider, o Governador do Estado, em exercício, Silval Barbosa, o Deputado Federal Pedro Henry, o Prefeito de Cáceres, Ricardo Henry, o Vice-Presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, o Superintendente da PF em Cuiabá, Daniel de Azevedo, o Reitor da Unemat, Taisir Karin, o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública em Mato Grosso, Carlos Brito, entre outros representantes.

Danielle Tavares- Coordecom/Unemat

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24682 | Impressões: 140887
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada